Blog

Teatro autoral e solo é atração desta semana no Sesi Cultura Paraná

O ator Pablito Kucarz discute o corpo como casa; final de semana tem mais música e contação de histórias: tudo gratuito

No dia 13 de agosto, está em cartaz no teatro Sesi Portão, em Curitiba, a peça teatral “O Arquipélago”, que se trata de um solo autoral de Pablito Kucarz, que estreou em fevereiro de 2019 dentro do projeto Habitat da Súbita Companhia de Teatro.

Tudo começou com o questionamento do corpo como casa, como lugar de atravessamentos de questões poéticas, políticas e estéticas. Afinal, o corpo e a casa são lugares onde a existência revela-se em suas múltiplas dimensões, como lugares de memória, de ruído entre o público e o privado, entre o coletivo e o particular. Além disso, o corpo revela-se como identitário, que busca quebrar paradigmas sociais, de gênero, de classe.

Para contar essa relação, a dramaturgia de “O Arquipélago” foi escrita pelo próprio ator Pablito Kucarz, que empresta traços de suas biografias na tessitura da narrativa. Os laços familiares são a base da cena, com a história da mãe do ator, retratada como uma mulher comum. Também se permite questionar esta história quando, em busca de sua própria identidade, se confronta com temas como preconceito, bullying, machismo e violência.

“O Arquipélago” é resultado de uma provocação da diretora Maíra Lour, da Súbita Companhia. Foto: Maringas Maciel.

Com tom suave a narrativa de “O Arquipélago” tem ares de fábula pessoal ao lançar mão de metáforas poderosas: a família que é um arquipélago, juntos porém separados pela água salgada; o garoto mariposa, agredido por ser diferente dos outros garotos; a pedra lançada como um projétil que ao invés de ferir prefere dançar.

A direção é de Maíra Lour, o cenário é de Guenia Lemos, a iluminação é assinada por Beto Bruel, a sonoplastia é de Álvaro Antonio e figurinos de Val Salles, sob realização da Súbita Companhia de Teatro. Curitiba fecha a curta temporada da peça, que se apresentou em Pato Branco e em Guarapuava nesta semana.

Outras atrações gratuitas na capital

Além da peça de teatro O Arquipélago, o Sesi Cultura Paraná traz muitas atrações para a capital, todas gratuitas. Para conferir, o público deve retirar os ingressos com 30 minutos de antecedência no local – Centro Cultural Sesi Casa Heitor Stockler de França – Av. Marechal Floriano Peixoto, 458 Centro

11/08, 19h30 – Vozes da Cidade – Rimón Guimarães: Bicho do Paraná, cantor e compositor de estilo único e experimental, Rimon é capaz de transportar seu público para um mundo imagético e único de suas criações. Ele acaba de lançar o single “laguna plena”, com a participação do aclamado trio brasileiro Tuyo.

13/08, 11h – Acordes na Casa – De Prepo Trio: De Prepo Trio é encabeçado pelo produtor e músico argentino Victor Gabriel Castro e tem foco nas músicas orquestrais e no “cancionero criollo” de tangos e milongas argentinos. Victor é acompanhado pelo bandeonista argentino Martin Mirol e pelo contrabaixista Rafael Rodrigues.

13/08, 15h – A Casa Conta – Contos de Bichos do Mato: A Casa Conta alegra o sábado da criançada com “Contos de Bicho do Mato”, com Caroline Casagrande e Moira Albuquerque! A história fala de uma floresta, onde não é só a lei do mais forte que funciona! Valem também a esperteza, a malandragem e a criatividade que, às vezes, vencem até mesmo a força bruta! Nesta contação de histórias há muita música e bom humor com as histórias do folclore brasileiro, adaptadas por Ricardo Azevedo, um dos grandes escritores da literatura infantil brasileira.

A Casa Conta é um projeto voltado para os pequenos, gratuito, a cada quinze dias nos sábados à tarde.

Serviço:

Sesi Cultura PR apresenta: “O Arquipélago”

Data:13 de agosto (sábado)

Horário: 19h.

Local: Teatro Sesi Portão – Rua Padre Leonardo Nunes, 180. Portão. Curitiba – PR Estacionamento no local.

Informações: (41) 9 8893 1895

Classificação: 16 anos

Entrada franca. Ingressos devem ser retirados com 1 hora de antecedência no local.

Leia também

Adhail Sprenger Passos ganha livro biográfico

Publicado em 27.02.2024
No ano do centenário de seu nascimento, registros de reportagens servem de fonte de pesquisa para resgatar a personalidade do homem público que fez história em Curitiba Em fevereiro, se estivesse vivo, Adhail Sprenger Passos completaria 100 anos. Mas faz 20 anos que faleceu e pelo menos metade desse tempo sua filha, Adalnice Passos Lima, […]

Da Aula Em Foco às Olimpíadas de Português (Philotimia)

Publicado em 13.12.2023
O segundo semestre de 2023 foi muito corrido por aqui! E deixamos de atualizar o site – que feio, ne? Mas, é sempre tempo de corrigir o que não foi feito a contento e trago algumas atualizações sobre nossos clientes queridos! Em julho começamos a trabalhar com a Aula em Foco, empresa especializada em desenvolvimento […]