Blog

Município de Juranda é novo patrocinador da Expo Turismo Paraná

Próxima a Campo Mourão, Cascavel, Maringá, Umuarama e Foz do Iguaçu, cidade está se destacando no Turismo

Juranda é um grande destino do turismo sustentável no Paraná e a Expo Turismo Paraná faz parte de seu projeto de aceleração de desenvolvimento do município por meio do Turismo. Afinal, estar no principal evento B2B do segmento da região sul do país faz com que Juranda ganhe mais visibilidade e se torne conhecida por sua vocação. Foi após as orientações da Paraná Turismo, hoje incorporada à Secretaria de Estado de Turismo do Paraná, e do Sebrae Paraná que o investimento no setor começou.

Juranda: novo destino do turismo religioso no Paraná. Foto: prefeitura de Juranda.

“A equipe técnica, coordenada pelo especialista em Turismo, Luiz Fernando Neves, verificou que o Milagre foi o ativo principal a ser desenvolvido. O primeiro passo foi a ativação imediata deste ativo, tornando-o uma experiência turística guiada disponível no mercado, chamada de A Jornada do Milagre, com visitação guiada por um anfitrião treinado e a visitação à Exposição Documental. O segundo passo foi a geração de um mapeamento da possível oferta complementar local, com outros segmentos de turismo, com destaque para o turismo rural e ecoturismo, incluindo trilhas e passeios na natureza, visitas aos pesqueiros e cafés rurais em propriedade”, conta a prefeita de Juranda, Leila Amadei.

O milagre mencionado é a história do menino Lucas, que foi desenganado após cair da janela de um prédio e salvo pela fé da família e pela união da cidade, que se mobilizou em oração. Assim, em Juranda, destaca-se o turismo religioso, com a celebração dos Santos Pastorinhos, a vivência guiada da Jornada do Milagre e toda produção artesanal. Em breve, outros atrativos e experiências serão incorporados nesta temática, com destaque ao Memorial do Milagre que será uma experiência sensorial.

Marco Zero, local onde o menino Lucas caiu. A foto é do dia do lançamento do monumento. A Jornada do Milagre começa neste ponto. Foto: prefeitura de Juranda

Chamam a atenção também os recursos naturais, pois a região é repleta de cachoeiras e rios; está na rota dos Caminhos de Peabiru (rotas indígenas que ligavam o Atlântico ao Peru, antes da colonização europeia nas Américas); tem atrativos de turismo ecológico, com a já estabelecida Caminhada da Natureza; turismo de aventura, com a Cavalgada João Maria de França, bem tradicional na região; turismo de negócios, com a realização da Expojur, feira agroindustrial que une os produtos do setor com uma série de atividades de lazer, entretenimento e rodeios para a comunidade local e visitantes; e uma etapa do Campeonato Paranaense de Motocross; turismo rural com pesque-pague e experiência a produtores com colha e leve.

“Com tantos atrativos a serem explorados é natural que Juranda seja foco do Turismo no Estado. Como presidente da ABAV-PR sinto-me honrado de divulgar esse município na Expo Turismo Paraná. Tenho certeza que o trade turístico vai receber Juranda de braços abertos para criarmos juntos pacotes atrativos para a região”, diz João Alceu Rigon Filho.

Mobilização para o Turismo

A prefeitura da cidade começou a incentivar e apoiar a comunidade local com a valorização de todas as potencialidades turísticas, oferecendo cursos de capacitação direcionados a proprietários rurais e artesãos, cursos de boas práticas na produção de alimentos, entre outros. Desde 2018, mais de 50 empreendedores de produtos artesanais passaram por capacitações e estão em atividade, tendo uma nova fonte de renda.

Loja de Artesanato em Juranda: atrativo que virou fonte de renda. Foto: prefeitura de Juranda

A Prefeitura também revitalizou infraestrutura, com a pavimentação e sinalização das estradas que conduzem aos principais pontos turísticos do município e o acesso a rios, cachoeiras, pesqueiros e propriedades de agricultores familiares. Foi construído um Centro Turístico para receber visitantes com espaços para exposição e venda de artesanato, praça de alimentação, praça coberta com atrativos de lazer e entretenimento. O local ainda conta com um auditório para exposições e um mirante com visão panorâmica do parque e dos arredores.

“Na cidade foi construído o Marco Zero do Milagre no local do acidente, foi aberta ao público a Exposição Documental do Milagre que relata o passo a passo do acidente até o milagre da recuperação e o processo de canonização de Francisco e Jacinta Marto. Está em execução a construção do Memorial do Milagre, que visa proporcionar uma experiencia sensorial ao visitante, similar ao vivenciado pela família do Lucas nos dias seguintes ao acidente. Em parceria com o Governo do Estado será implantada a Estação Ponto Paraná, um centro de apoio turístico temático, às margens da BR 369 que cruza o Município, onde o milagre de Juranda será a referência”, conta o secretário de Administração de Juranda, Raul Deringer Junior.

A Cidade do Milagre

Jurandá foi o nome de uma índia que foi aprisionada por desbravadores, que morreu de saudades de sua tribo e familiares. Ela virou ponto de referência e, assim, a localidade passou a chamar-se Juranda. A cidade é nova, de 1945, tem cerca de 7.700 habitantes e sua economia é basicamente agrícola – café, soja, milho e trigo. Povos indígenas e migrantes nordestinos, europeus e japoneses dão o tom da herança cultural da cidade.

Sua vocação é o Turismo religioso, devido ao milagre com o menino Lucas. Ele caiu da janela do seu apartamento, de uma altura de 6 metros, e sobreviveu sem sequelas. Esse acontecimento foi considerado um milagre e foi o responsável pela canonização dos Santos Pastorinhos de Fátima, Francisco e Jacinta. Por isso, Juranda é conhecida também como “Cidade do Milagre”.

O município requereu e está cadastrado no Mapa de Turismo do Ministério do Turismo e hoje também conta com o conselho e o fundo municipal do turismo.

Serviço:

Expo Turismo Paraná 2023

Data: 15 e 16 de junho de 2023

Local: Viasoft Experience – Rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 Campo Comprido – Curitiba – PR]

www.expoturismoparana.com.br

Leia também

Adhail Sprenger Passos ganha livro biográfico

Publicado em 27.02.2024
No ano do centenário de seu nascimento, registros de reportagens servem de fonte de pesquisa para resgatar a personalidade do homem público que fez história em Curitiba Em fevereiro, se estivesse vivo, Adhail Sprenger Passos completaria 100 anos. Mas faz 20 anos que faleceu e pelo menos metade desse tempo sua filha, Adalnice Passos Lima, […]

Da Aula Em Foco às Olimpíadas de Português (Philotimia)

Publicado em 13.12.2023
O segundo semestre de 2023 foi muito corrido por aqui! E deixamos de atualizar o site – que feio, ne? Mas, é sempre tempo de corrigir o que não foi feito a contento e trago algumas atualizações sobre nossos clientes queridos! Em julho começamos a trabalhar com a Aula em Foco, empresa especializada em desenvolvimento […]