Blog

Inscrições para a Olimpíada de Português 2024 abrem no dia 18

Escolas públicas e privadas podem participar

No dia 18 de janeiro abrem as inscrições para escolas públicas e privadas de todo o Brasil participarem da 2ª edição da OP – Olimpíada de Português. A competição é destinada a escolas públicas e privadas de todos os Estados do Brasil. Em sua 1ªedição, realizada em 2023, a iniciativa contou com a participação de cerca de 1,1 mil escolas e 130 mil alunos do Ensino Fundamental e Médio.

Além de avaliar o nível de conhecimento dos alunos em Língua Portuguesa, a Olimpíada é uma forma diferente e lúdica de motivar os estudantes a exercitar o bom uso do Português e a refletir sobre as diversas facetas do idioma. A estudante Isabelle Wariss, 16 anos, estava no 2º ano do ensino médio quando participou da OP, representando o CEL Intercultural School, do Rio de Janeiro. Seu gosto por gramática e a rotina de estudos lhe renderam uma medalha no evento. “Gosto muito da parte em que falamos sobre as sentenças complexas, orações coordenadas, subordinadas (adverbiais, adjetivas, substantivas)… Enfim, gramática no geral. Eu achei as provas bem interessantes, até divertidas, para ser sincera. Não foram provas maçantes que te destroem, foi divertido para mim”, diz.

A estudante Isabelle Wariss, do Rio de Janeiro, gostou das provas da OP e foi uma das medalhistas em sua categoria. Foto: CEL Intercultural School, RJ

As questões da prova são exclusivamente de múltipla escolha e estimulam a capacidade expressiva, interpretativa e o raciocínio linguístico dos alunos, por isso são tão interessantes. Esse cuidado foi percebido pelo estudante Maiky F. Pereira da Silva, 14 anos, do Colégio Estadual Barão do Rio Branco, em Assaí (PR). “As perguntas não estavam fáceis, mas alguns textos nos deixavam mais leves, por causa do seu humor”, avalia. Maiky também foi medalhista da OP 2023 e diz que por algum tempo seu interesse esteve apenas com a matemática — até ter contato com uma professora que o despertou para o português e o fez se encantar pela poesia e pelo alcance da interpretação e da criação poética.    

Para o aluno Maiky F. Pereira da Silva, 14 anos, as provas da OP tinham humor. Foto: Colégio Estadual Barão do Rio Branco, em Assaí (PR).

Além disso, o evento traz prestígio à instituição de ensino premiada e reconhecimento a professores e alunos, uma vez que ambos alcançam visibilidade nacional. “A competição tem despertado o interesse das escolas, não só pelo fato de ser a única Olimpíada de Português com abrangência nacional, mas também pela própria qualidade das provas, que trazem questões curiosas e instigantes, nas quais os alunos são levados a pensar sobre a língua”, diz Luiz Alberto Speltz, gestor da OP pelo Instituto Philotimia.

A OP é realizada em duas fases. A primeira ocorre em maio e compreende provas aplicadas na própria escola dos estudantes; e a segunda, acontece em polos de aplicação, somente para os mais bem colocados da primeira fase. As duas etapas também são organizadas em três categorias, conforme a faixa etária: Categoria A — engloba os estudantes do Ensino Médio; Categoria B — para alunos do 8º e 9º ano; e Categoria C — para estudantes do 6º e 7º ano.

A relevância e qualidade das provas são garantidas por um comitê científico, formado por professores e estudiosos da Língua Portuguesa, docentes de mais de dez universidades públicas do Brasil e de Portugal, mestres e doutores, além de um ganhador do prêmio Jabuti.

Para participar, as Escolas fazem suas inscrições diretamente no site da Olimpíada de Português.

Serviço:

Olimpíada de Português – para estudantes de escolas públicas e privadas dos Anos Finais do Ensino Fundamental ao Ensino Médio

  • Inscrições abertas a partir de 18/01/2024 pelo site https://olimpiadadeportugues.org/
  • Período de aplicação da 1ª fase: de 22/05 a 25/05 – com aplicação das provas nas próprias escolas inscritas na competição.
  • Realização da 2ª fase: 29/08, às 15h – A 2ª fase é exclusiva para os estudantes classificados na 1ª fase e é aplicada em polos regionais próximos aos estudantes.
  • Para mais informações: [email protected] e https://olimpiadadeportugues.org/

Sobre a Olimpíada de Português

A OP – Olimpíada de Português é uma competição anual de abrangência nacional sobre diversos conteúdos e habilidades da Língua Portuguesa. Composta de provas presenciais, a OP é voltada para escolas públicas e particulares e abrange todo o ciclo escolar: do 1º Ano do Ensino Fundamental até o último Ano do Ensino Médio.

Em 2023, a competição contou com a participação de cerca de 130 mil alunos, de 1.156 escolas de todo o Brasil, em um processo cujo objetivo foi o de avaliar o bom uso da Língua Portuguesa entre os estudantes.

As provas da OP são bastante proveitosas e instigantes para os alunos (conforme o relato de diversos professores de escolas participantes), trazendo questões criativas e curiosas sobre os mais diversos aspectos do Português: gramática, interpretação, linguística, variantes regionais etc. A Olimpíada conta com duas modalidades: a OP, que engloba os anos finais do Ensino Fundamental e o Ensino Médio, para estudantes de 11 a 17 anos; e a OP-bê-á-bá, que visa os anos iniciais do Ensino Fundamental, para alunos de 6 a 11 anos incompletos.

A qualidade e relevância das questões é garantida pelo Comitê Científico da OP, formado por professores e estudiosos da Língua Portuguesa. Entre os membros do Comitê estão docentes de mais de dez universidade públicas do Brasil e de Portugal, mestres e doutores na área e um prêmio Jabuti.

O Instituto Philotimia é o responsável pela organização do evento, cuidando da logística de envio das provas e das premiações, da comunicação social, da manutenção do site e redes sociais, da publicidade, da elaboração do regulamento e de outras ações. O Instituto, que também promove a Liga de Matemática (LigMAT) e a Olimpíada de Literatura (OL), projeta a participação de 5 mil escolas e 500 mil alunos para a 2ª edição da Olimpíada de Português em 2024, cuja realização da 1ª fase está prevista para maio (OP) e setembro (OP-bê-á-bá); e a 2ª fase, para agosto (OP) e outubro (OP-bê-á-bá).

Leia também

Adhail Sprenger Passos ganha livro biográfico

Publicado em 27.02.2024
No ano do centenário de seu nascimento, registros de reportagens servem de fonte de pesquisa para resgatar a personalidade do homem público que fez história em Curitiba Em fevereiro, se estivesse vivo, Adhail Sprenger Passos completaria 100 anos. Mas faz 20 anos que faleceu e pelo menos metade desse tempo sua filha, Adalnice Passos Lima, […]

Da Aula Em Foco às Olimpíadas de Português (Philotimia)

Publicado em 13.12.2023
O segundo semestre de 2023 foi muito corrido por aqui! E deixamos de atualizar o site – que feio, ne? Mas, é sempre tempo de corrigir o que não foi feito a contento e trago algumas atualizações sobre nossos clientes queridos! Em julho começamos a trabalhar com a Aula em Foco, empresa especializada em desenvolvimento […]