Blog

Curitiba Cia. de Dança apresenta “Relações” em Londrina e Cascavel em agosto

Com coreografia do carioca Carlos Laerte, espetáculo circula pelo interior do Estado e oferece oficina gratuita

A Curitiba Cia. de Dança participa de dois importantes festivais de dança no interior do Estado, com a montagem “Relações”. No dia 13, às 20h, sobe ao palco do Festival de Dança de Londrina e, no dia 16 e 17, apresenta-se no 32º Festival de Dança de Cascavel, também às 20h. As apresentações são viabilizadas pelo Programa de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice), da Secretaria Estadual de Comunicação e Cultura, com patrocínio da Copel. Além de Londrina e Cascavel, o balé fará apresentações em Toledo e Umuarama, em setembro.

“Relações” é um espetáculo de dança contemporânea, concebido em 2018, sob direção artística de Nicole Vanoni. A montagem busca as motivações cotidianas dos relacionamentos para mostrar vigor e ousadia em um espetáculo que retrata infidelidade, decepções, dependência emocional e todas as outras circunstâncias que podem construir as relações.

A apresentação de “Relações” mostra no primeiro ato a experiência do desejo humano pelo outro em seu estado inicial: pessoas querendo desfrutar a vida, viver ao máximo e com menos responsabilidades. Nesta parte, o palco é dividido em estruturas, que espelham o ambiente de cada bailarino, passando uma ideia da superficialidade cotidiana, ambientando guetos, ruas e vielas. No segundo ato, uma rampa muda a perspectiva dos dançarinos e do público, trazendo lembranças de várias relações, positivas ou negativas, oferecendo relatos físicos sobre o desejo, encontros e dominação perante uma atmosfera de perigo.

“A linguagem do corpo é a primeira forma que o homem descobriu para se relacionar com o outro. Relações nos cercam como labirintos, sejam elas curtas, duradouras, infinitas ou até imperceptíveis. Relacionar-se é estar vivo”, comenta o coreógrafo carioca Carlos Laerte, que trouxe a ligação entre o cinema e a linguagem do corpo como fragmento do desejo, abrindo neste trabalho a discussão para essas relações que nada mais são do que conexões em que as pessoas não se entregam e que podem facilmente ser substituídas.

Além do trabalho de corpo e da coreografia de “Relações”, luz e figurino também fazem o espetáculo. A iluminação é de Fábia Regina, que está em seu segundo trabalho para a Curitiba Cia. de Dança; o figurino é assinado pelos curitibanos Alexandre Linhares e da Tifhany F., da grife H-AL. A marca dedica-se à pesquisa e à experimentação de superfícies têxteis, mesclando moda e artes plásticas, desta vez a serviço da dança.

Depois de Londrina e Cascavel, a Curitiba Cia de Dança segue com “Relações” para Toledo (6/09) e Umuarama (8 e 9/09).

Oficinas

A Curitiba Cia de Dança oferece uma contrapartida para a comunidade de Londrina e Cascavel com a realização e oficinas, ministradas por integrantes da Cia. Em Londrina, Nathália Tedeschi ministraa oficina Ballet Clássico, e Tatiana Araújo, realiza Prática Contemporânea em Dança. Em Cascavel, o bailarino Patrich Lorenzetti ministrará a oficina Ballet Avançado e Davi Lopes, estará à frente de Ballet Iniciante. Estas oficinas estão dentro da programação dos Festivais e serão organizadas em suas programações oficiais.

Serviço:

CURITIBA CIA DE DANÇA APRESENTA “RELAÇÕES”

Festival de Dança de Londrina

Data: 13 de agosto

Horário: 20h

Local: Cine Teatro Universitário Ouro Verde – Rua Maranhão, 85 Centro – Londrina/PR

Informações: (43) 3322 6381

Classificação: Livre

32º Festival de Dança de Cascavel

Data: 16 e 17 de agosto

Horário: 20h

Local: Teatro Municipal Sefrin Filho – Rua Rio de Janeiro, 905 Centro – Cascavel/PR

Informações: (45) 3902 1865

Classificação: Livre

Ficha Técnica:

Direção geral e artística: Nicole Vanoni

Concepção e coreografia: Carlos Laerte

Assistente de Direção: Hamilton Felix

Ensaiadora: Nathália Tedeschi

Elenco/Curitiba Cia de Dança: Davi Lopes, Giulia Madureira, Hamilton Félix, Isabella Accorsi, Isaias Estevam, Julia Mello, Leonardo Vieira, Nicole Vanoni, Patrich Lorenzetti, Rubens Vital, Tatiana Araújo e Vanessa Fonseca.

Professores: Cintia Napoli e Nathália Tedeschi

Preparadora Física e Fisioterapeuta: Marcela Pinho

Figurino: H-AL / Alexandre Linhares e Thifany F.

Cenário: Elio Chaves

Trilha Sonora: Luciano Salvador Bahia

Edição Trilha Sonora: DJ Marcão

Criação/Operação de Luz Fabia Regina

Cenotécnico: Gregory dos Anjos e Reinaldo Rocha

Direção de produção: Augusto Ribeiro

Produção executiva: Renata Zunino

Assistente de produção: Flávia Sabino e Danielle Pereira

Assessoria jurídica: Camila Guimarães

Fotografia: Cayo Vieira e Guto Terasiuk

Assessoria de Comunicação: Flamma Comunicação Organizacional

Design Gráfico: ETCLab

Realização: Curitiba Cia de Dança, Governo do Estado do Paraná, Copel

Sobre a Curitiba Cia De Dança

A Curitiba Cia de Dança foi criada em 2013 por Nicole Vanoni com o intuito de promover a dança contemporânea a partir da ideia de experimentação, pesquisa e criação e, na diversidade de experiências com coreógrafos diferentes. A primeira obra coreográfica da Cia, “A Lenda das Cataratas”, com concepção de Rafael Zago, surgiu em 2014 e participou de festivais no Brasil e no exterior. Em 2017, a apresentação “Memória de Brinquedo”, uma vitoriosa parceria entre a Cia e o renomado coreógrafo brasileiro Luiz Fernando Bongiovanni, surgiu para retratar as preocupações e provocar o espectador em relação ao mundo moderno e tecnológico. No segundo semestre de 2018, o grupo estreia o espetáculo “Cirandas”, baseado nas cirandas e cirandinha de Villa-Lobos. Para o final do ano, a Curitiba Cia de Dança estreou seu mais novo espetáculo denominado “Relações” do coreógrafo carioca, Carlos Laerte. No primeiro semestre de 2019, a Companhia circula por 12 cidades do Paraná com o espetáculo “Lenda das Cataratas”. Durante os anos de 2020 e 2021 a companhia manteve suas ações, mantendo o elenco e atividades artísticas possíveis no contexto da pandemia. Em 2022, retoma suas atividades regulares e a realização de espetáculos como Relações e Dançando Villa. Em dezembro, a companhia irá criar obras para as festividades natalinas, sempre com o olhar atento e criterioso da diretora artística, Nicole Vanoni. 

Sobre Carlos Laerte

Coreógrafo, bailarino, cineasta, professor e ator, Carlos Laerte é brasileiro com experiência nas técnicas de ballet clássico, moderno, jazz e dança contemporânea. Morou em NY onde estudou as técnicas Jose Limon, Laban e Modern Dance, foi bailarino convidado da Broadway Dance Center, Harley Dance School e bolsista da escola Steps. No Brasil trabalhou com Déborah Colker, Renato Vieira, Gisele Tápias e Carlota Portela. Possui formação também em teatro trabalhando com grandes diretores como Sérgio Brito, Jorge Fernando, Wolf Maia e Jayme Monjardim.

Leia também

Adhail Sprenger Passos ganha livro biográfico

Publicado em 27.02.2024
No ano do centenário de seu nascimento, registros de reportagens servem de fonte de pesquisa para resgatar a personalidade do homem público que fez história em Curitiba Em fevereiro, se estivesse vivo, Adhail Sprenger Passos completaria 100 anos. Mas faz 20 anos que faleceu e pelo menos metade desse tempo sua filha, Adalnice Passos Lima, […]

Da Aula Em Foco às Olimpíadas de Português (Philotimia)

Publicado em 13.12.2023
O segundo semestre de 2023 foi muito corrido por aqui! E deixamos de atualizar o site – que feio, ne? Mas, é sempre tempo de corrigir o que não foi feito a contento e trago algumas atualizações sobre nossos clientes queridos! Em julho começamos a trabalhar com a Aula em Foco, empresa especializada em desenvolvimento […]