Blog

Centro Cultural Sesi Heitor Stockler de França tem shows e oficina nesta semana

Cultura queer, música em vários cômodos da casa centenária e estampas autorais em atividades gratuitas trazem mais opções para a semana de quem mora na capital do Estado

A previsão do tempo é frio e chuva para Curitiba nesta semana, mas calor humano não vai faltar na programação do Centro Cultural Sesi Heitor Stockler de França, em Curitiba.

A agenda começa com o show da multiartista Siamese, no dia 22. Ela é considerada uma imagem de força e voz do movimento afropunk e da cultura queer no sul do país. Sua produção tem uma estética criativa que usa a poesia para levantar reflexões sobre vivências particulares e coletivas. Natural do norte pioneiro do Paraná, de Andirá, Siamese canta, compõe, coreografa e performa. Ela já gravou três EPs e é estrela do YouTube, sendo presença constante em eventos da comunidade afro e diversa. Responsável pelo bloco de carnaval Fogosa, de Curitiba, também foi premiada pelo grupo Dignidade. Em junho lançou o single “Telas”, com produção musical de Machado, integrante da banda Tuyo.

Também no sábado, à tarde, acontece a Oficina de Estamparia, com Anelyse Fylyk. Na ocasião, ela vai mostrar um breve panorama das técnicas de impressão de estampas e métodos de criação (módulo, rapport, grids, sistemas de repetição). A oficina terá exercícios práticos que abrangem todas as etapas de criação de uma estampa (briefing, motivos, rapport, coloração, variações de estampas), fornecendo teoria e prática manual necessária para a criação de estampas próprias. Cada aluno concluirá o curso com uma estampa principal e suas variações.

Já no sábado, 24, o projeto Acordes na Casa apresenta o projeto Edith em Casa. Trata-se de uma iniciativa da instrumentista Edith de Camargo em formato de instalação e performance sonora, quando ela e os artistas Marcio Juliano, Priscila Graciano e Lúcio Lowen vão ocupar os diferentes cômodos da casa centenária, convidando o público para conhece-los, enquanto aprecia temas musicais variados. Nesta proposta, a compositora, instrumentista e cantora Edith de Camargo, realiza um roteiro diversificado, com solos em diferentes instrumentos, além de duos, trios e quartetos com convidados especiais: a musicista Érica Silva, o músico Lúcio Lowen e o ator e cantor Marcio Juliano.

Todas as atrações são gratuitas. Os shows demandam a retirada de ingresso no local com 30 minutos de antecedência e a oficina precisa de inscrição, também antes do evento.

SERVIÇO:

Programação da Casa Heitor Stockler de França

Dia 22 de setembro, quinta-feira

“Vozes da Cidade convida Brasis” apresenta Siamese

Horário: 19h30

Local: Centro Cultural Sesi Heitor Stockler de França – Av. Marechal Floriano Peixoto, 458 – Curitiba

Ingressos gratuitos, retirados com 30 minutos de antecedência no local

Dia 24 de setembro, sábado

Acordes na Casa – Edith em Casa

Horário: 11h

Local: Centro Cultural Sesi Heitor Stockler de França – Av. Marechal Floriano Peixoto, 458 – Curitiba

Ingressos gratuitos, retirados com 30 minutos de antecedência no local

Dia 24 de setembro, sábado

Oficinas na Casa – Estamparia – Desenho e concepção de estampas

Horário: 14h – 17h

Classificação etária: 14 anos ou mais

Local: Centro Cultural Sesi Heitor Stockler de França – Av. Marechal Floriano Peixoto, 458 – Curitiba

Inscrições gratuitas e antecipadas pelo e-mail: [email protected] ou whats: 41 98880 7184

Leia também

Adhail Sprenger Passos ganha livro biográfico

Publicado em 27.02.2024
No ano do centenário de seu nascimento, registros de reportagens servem de fonte de pesquisa para resgatar a personalidade do homem público que fez história em Curitiba Em fevereiro, se estivesse vivo, Adhail Sprenger Passos completaria 100 anos. Mas faz 20 anos que faleceu e pelo menos metade desse tempo sua filha, Adalnice Passos Lima, […]

Da Aula Em Foco às Olimpíadas de Português (Philotimia)

Publicado em 13.12.2023
O segundo semestre de 2023 foi muito corrido por aqui! E deixamos de atualizar o site – que feio, ne? Mas, é sempre tempo de corrigir o que não foi feito a contento e trago algumas atualizações sobre nossos clientes queridos! Em julho começamos a trabalhar com a Aula em Foco, empresa especializada em desenvolvimento […]