Blog

Adhail Sprenger Passos ganha livro biográfico

No ano do centenário de seu nascimento, registros de reportagens servem de fonte de pesquisa para resgatar a personalidade do homem público que fez história em Curitiba

Em fevereiro, se estivesse vivo, Adhail Sprenger Passos completaria 100 anos. Mas faz 20 anos que faleceu e pelo menos metade desse tempo sua filha, Adalnice Passos Lima, levou para reunir as memórias que comporiam um livro biográfico sobre seu pai, que considerava um visionário. O curioso foi a forma que ela encontrou para narrar a vida pública de Adhail. Usou recortes de jornal cuidadosamente arquivados por ele ao longo de sua trajetória para manter a isenção dos fatos. “Não queria melindrar ninguém e tampouco valorizar pessoas em detrimento de outras. Por isso, a imprensa me auxiliou a contar a história do meu pai e registrar alguns feitos seus, de forma justa e interessante”, diz Adalnice.

Além dos recortes de jornal, Adhail também guardou seus discursos e tudo mais que fazia referência a si. Assim, Adalnice pode também selecionar falas de personalidades da história política do Estado. Levou anos para isso. Selecionou os fatos, as comprovações e buscou em suas memórias o lado pessoal também.

Estão no livro, por exemplo, a origem da Torre Panorâmica de Curitiba, que hoje é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade; o Coritiba Football Clube, seu time do coração, com a imagem de sua carteirinha de sócio; e muitos outros fatos, cujo leitor que é conhecedor da história recente da capital paranaense vai conhecer novos vieses ou recordar.

Adhail Sprenger Passos nasceu em Guarapuava (PR), mas veio muito novo para Curitiba. Desde menino vivenciou a vida política e, mais tarde, foi a carreira que escolheu e que fazia seus olhos brilharem. Formado em Engenharia Civil e Economia, foi vereador, deputado estadual, vice-prefeito de Curitiba e Secretário de Estado da Indústria e Comércio do Paraná. Foi também presidente do IPPUC e professor universitário, além de fundador do MDB do Paraná.

Serviço:

Livro “Antes do Seu Tempo” (Editora Inverso).

A obra trata da biografia do Engenheiro Adhail Sprenger Passos, com autoria de Adalnice Passos Lima, filha do biografado.

Leia também

Rede Bristol anuncia planos de expansão na WTM

Publicado em 14.04.2024
Com foco na excelência e transparência de gestão, Bristol inicia 2024 com novidades No ano em que completa 30 anos de atuação no Brasil, a Rede Bristol Hotéis & Resorts está com estrutura e planos para crescer. Afinal, com 17 empreendimentos em seu portfólio, localizados em pontos estratégicos de oito Estados do país, a Rede […]

A arte de questionar de Roni Munk

Publicado em 14.04.2024
Inspirado no neoconcretismo, e na histórica exposição Photography into Sculpture de 1970, o foto-escultor dá forma a chapas de aço e mistura fotografias em suas composições, posicionando-se como artista inovador na cena contemporânea nacional Junto da manipulação manual das chapas, que se tornam espAÇOS livres para criação, estão fotos de sua autoria. Aí tem-se a arte de Roni Munk. São obras de grande proporção, que geram impacto […]